domingo, 31 de janeiro de 2010

Machico apoia Timor Leste

A Câmara Municipal de Machico vai contribuir para a instalação de quatro municípios em Timor Leste, cujo estabelecimento só agora está a ser ultimado. Esta foi a principal decisão saída da última reunião de vereadores desta autarquia. A ajuda financeira ronda os 1250 euros e foi definida pela Associação Nacional de Municípios, que enviou para todos os municípios do país uma circular a solicitar o apoio.
Apesar de não ser significativo, Emanuel Gomes considera o apoio importante para a instalação do poder local depois de um referendo que conduziu o país à independência a 30 de Agosto de 1999. "Só Agora Timor Leste está a iniciar a instalação do poder local de quatro municípios com maior representação populacional. A verba não é significativa, mas representa um passo importante para a instalação das Câmaras e Juntas de freguesia em Timor".

Apoio é facultativo

Apesar de Machico ter decidido apoiar aquele país, o presidente da Associação de Municípios da Região (AMRAM) e da Câmara Municipal do Porto Santo, Roberto Silva, explicou que a circular da Associação Nacional de Municípios não é vinculativa, por isso, não é obrigatório o seu cumprimento por parte dos municípios da Região.
O autarca garante que ainda não se debruçou sobre esta situação, mas deixa transparecer que não vai tomar a mesma decisão de Machico. "Não tenho a certeza de que vamos apoiar essa situação. Ainda não analisei essa situação. Tenho reunião de Câmara no próximo dia 8 de Fevereiro e logo verei o que vamos fazer".
Para Emanuel Gomes, a decisão de apoiar a instalação de 4 municípios em Timor Leste, não significa um contra-senso quando equiparada com a proposta que o PS de Machico fez à Câmara para que esta doasse cinco mil euros para as vítimas do Haiti e que a maioria PSD recusou. "Esta é uma perspectiva diferente da do Haiti que é mais humanitária. Este é um compromisso da Associação de Municípios, que comprometeu com esta decisão. Não fica bem demarcar-se dessa decisão", afirmou. A autarquia machiquense aprovou ainda um apoio à escola Secundária de Machico para a realização das actividades dos finalistas deste ano no valor de mil euros e outro apoio à Casa do Povo do Caniçal para a organização do cortejo de Carnaval desta freguesia, no valor de 1500 euros.
M.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário